Universidade Federal do Rio de Janeiro
Departamento de Farmacologia Básica e Clínica - ICB
FARMACOLOGIA M I - 2000/1º sem.


Seminário 3: Receptores, agonismo e antagonismo

1) Pesquise exemplos de pelo menos três receptores que atuem por cada um dos seguintes mecanismos:

2) Foram determinadas as curvas concentração-resposta de quatro drogas num ensaio de contração de músculo longitudinal do íleo de cobaio. Duas drogas (A e D) tiveram curvas praticamente iguais, Paralelamente, o grau de ocupação dos receptores em função da concentração foi determinada no tecido por ensaios de ligação com análogos radioativos das mesmas drogas. Discuta as diferenças entre as quatro drogas segundo os parâmetros de eficácia, potência e existência de receptores de reserva.
 


3) Foram determinadas curvas concentração-resposta de uma droga sozinha (controle) e na presença de diferentes concentrações da droga X (gráfico à esquerda) ou da droga Y (direita). O que se pode dizer dos mecanismos de ação de X e Y?

4) Conceituar dessensibilização, up-regulation e down-regulation de receptores, discutindo os mecanismos. De que maneiras a freqüência de administração de um fármaco pode afetar a resposta? Considere estas duas situações clínicas comuns: o uso de agonistas -adrenérgicos como broncodilatadores na asma e o uso de antagonistas -adrenérgicos na hipertensão arterial. O que pode ocorrer quando se interrompe o tratamento?
 

5) O gráfico abaixo mostra a resposta obtida num ensaio em que um agonista pleno, em uma concentração fixa, foi associado com concentrações crescentes de um agonista parcial. Interprete o gráfico e sugira como deve ser a curva na ausência do agonista pleno.
 



6) Duas drogas, M e N, foram administradas em doses crescentes a um grupo de voluntários para se determinar a proporção de indivíduos que respondiam em cada faixa de dose. Observou-se se ocorria um determinado efeito terapêutico desejado e também se ocorria um efeito tóxico. Assim, para cada droga foram obtidas duas curvas log-dose vs. resposta quântica. Faça uma estimativa da dose eficaz mediana (DE50), da dose tóxica mediana (DT50) e do índice terapêutico de cada droga. Qual a droga mais segura?
 




NG Castro Fev/2000