Farmacologia Básica e Aplicada - BMW 354
Informações para o aluno - 2009


A disciplina de Farmacologia Básica e Aplicada (BMW 354) destina-se a preparar o futuro pesquisador para aplicar fármacos e compreender seus efeitos em experimentação biológica. Inclui aulas teóricas seguidas de aulas práticas, seminários (as duas últimas atividades com presença obrigatória) e períodos de estudo dirigido, destinados ao preparo dos relatórios das práticas. As aulas serão ministradas no CCS, às 5as (manhã e tarde), sempre a partir das 8:30h e 13:30h, em locais a serem divulgados no quadro de avisos do DFBC.




Conteúdo Programático:

1. Formas de administração de fármacos; cinética de absorção, distribuição e eliminação de fármacos; compartimentos orgânicos; modelos de estudo de farmacocinética; interações medicamentosas.

2. Receptores farmacológicos; interação fármaco-receptor; concentração eficaz média, afinidade, antagonismo.

3. Neurotransmissão adrenérgica e colinérgica; receptores adrenérgicos e colinérgicos, seus agonistas e antagonistas; transmissão neuromuscular.

4. Manipulação de animais de experimentação; administração de fármacos, anestesia; observação do comportamento animal.

5. Princípios do delineamento experimental em Farmacologia.
 

Ementa: Farmacocinética; transporte de fármacos através de membranas biológicas; receptores farmacológicos; interação fármaco-receptor; agonismo e antagonismo farmacológico; ações de fármacos em sistemas fisiológicos específicos, delineamento experimental em Farmacologia.

Carga Horária Total: T = 40 P = 80
CHS: T = 2 P = 6
Créditos: 03


Avaliações:

1. Seminários: Consistirão de duas atividades: i) teste (individual), composto de questões abertas relacionadas aos tópicos do seminário (previamente anunciados) e às práticas precedentes e ii) discussão pelos alunos dos tópicos do seminário e práticas precedentes. Será exigida a participação ativa dos alunos nas discussões. O grau obtido no teste entrará no cálculo da Média dos Seminários (MS), que corresponderá a 30% da Média Final. Para cálculo da média, será considerado o número total de seminários programados. NÃO HAVERÁ SEGUNDA CHAMADA DE SEMINÁRIOS e somente serão abonadas faltas com justificativa médica devidamente atestada, ou em (no máximo um) caso de participação em reuniões científicas, para o aluno que comprovar sua participação como apresentador de trabalho.

2. Provas: Serão compostas de questões abertas e de múltipla escolha relacionadas ao conteúdo programático da disciplina e às observações experimentais realizadas nas práticas. Os graus obtidos entrarão no cálculo da Média das Provas (MP), que corresponderá a 70% da Média Final. O aluno que faltar à prova deverá pedir 2a chamada dentro do prazo máximo das 72 horas seguintes, através de requerimento feito na secretaria de graduação do Departamento. Haverá uma única 2a chamada, ao final do curso, sobre toda a matéria. Dentro de 72h após a divulgação das notas, o aluno poderá pedir na secretaria: a) VISTA DE PROVA, quando lhe será mostrada a prova, em horário determinado (será atendido um aluno por vez). Se necessário, a seguir poderá solicitar: b) REVISÃO DA QUESTÃO EM FOCO, anexando cópia do material bibliográfico em que se baseie a reivindicação. Esta revisão será feita somente pelo Professor.

Freqüência:

Será auferida em ficha própria do Departamento, obedecendo ao estipulado pelo Conselho Federal de Educação e pelo CEG/UFRJ. Os alunos deverão fornecer UM RETRATO 3x4 PARA A FICHA, NA PRIMEIRA SEMANA DO CURSO.

Aproveitamento:

No final do curso, a média final (MF) será calculada como segue: MF = (MP×0,7 + MS×0,3). Será considerado APROVADO o aluno que obtiver Média Final igual ou superior a cinco inteiros e freqüência igual ou superior a 75% do tempo de ensino da disciplina (Res. 15/71 do CEG/UFRJ).



Bibliografia recomendada:

1. B. G. Katzung. Farmacologia Básica e Clínica. 10 ed., Lange, São Paulo, 2007.
2. H. P. Rang, M. M. Dale e J. M. Ritter. Farmacologia. 5 ed. (3a. tiragem revista), Elsevier, Rio de Janeiro, 2005.
3. J. G. Hardman e cols. Bases Farmacológicas da Prática Médica - Goodman e Gilman. 11 ed., McGraw-Hill/Guanabara Koogan, New York/Rio de Janeiro.

ngc.